Nós somos o I9-JFRN
O Laboratório da Justiça Federal no Rio Grande do Norte
Integramos a Rede de Inovação do TRF5


REGULAMENTO 🤩 DO I9.JFRN

Uma mesa branca e três cadeiras vermelhas em uma sala.
Nosso espaço físico
Mesa branca em uma sala enconstada na parede onde se encontra um quadro preto.
Nosso espaço virtual
Porta entreaberta dando visão ao interior de uma sala onde se encontra dois homens em pé;
Conheça o laboratório
dezeseis pessoas em pé posando para a foto em uma escada.
Residência de TI
Sala cheia de pessoas em pé ao redor de uma mesa, prestando atenção em uma apresentação na televisão.
pessoas em uma reunião ao redor de uma mesa branca.
Pessoas conversando em uma reunião.
doze pessoas posando para uma selfie em uma sala.
vinte pessoas em pé ao redor de uma mesa branca posando para a foto.
dezeseis pessoas em pé posando para a foto em uma escada.
várias pessoas sentadas em uma sala prestando atenção à palestrante que está em pé.
várias pessoas sentadas em uma sala prestando atenção à palestrante que está em pé.

Como surgiu a ideia do Laboratório de Inovação i9.JFRN

O Laboratório de Inovação da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN), i9.JFRN, foi instalado no contexto de um movimento que surgia na Justiça Federal, em 2017, sob o incentivo da Associação do Juízes Federais do Brasil, por meio do Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica da Justiça Federal (FONAGE). Na edição daquele ano, realizada em São Paulo, foi apresentado o primeiro laboratório do país, situado no Fórum Pedro Lessa, vinculado à Seção Judiciária daquele Estado. Percebendo a importância de um espaço de horizontalidade para ruptura de uma tradição de conservadorismo no Poder Judiciário, o então Diretor do Foro, Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino, saiu determinado daquele evento a instalar no tempo mais curto possível o congênere da SJRN, o que ocorreu pouco mais de dois meses depois, em 01/09/2017, tendo sido o segundo laboratório de inovação da Justiça brasileira. A inauguração do Laboratório de Inovação foi em grande estilo, à época, contou com a participação, por videoconferência do presidente do Tribunal Regional Federal da 5a Região, Desembargador Federal Manoel Erhardt que destacou o trabalho ousado e vanguardista da JFRN. Na solenidade, iniciada no Auditório da Justiça Federal, foi realizada palestra sobre gestão da mudança e transformação digital e contou também com a participação de diversos magistrados por videoconferência, inclusive do Diretor da Justiça Federal de São Paulo, Juiz Federal Paulo Cezar Neves, e a vice-diretora, Juíza Federal Luciana Ortiz.

Vídeos de inauguração

Assu
i9-JFRN
Mossoró
i9-JFRN
Caicó
i9-JFRN

Nosso Time

Madja Siqueira
Juíza Federal Coordenadora
Bruno Silva
Laboratorista
Cybelle Lemos
Laboratorista
Willen Leiros
Laboratorista
Ernane Bastos
Laboratorista
Shirley Magnólia
Laboratorista
Paulo Benz
Laboratorista
Ana Helena
Laboratorista
Odeleide
Laboratorista
Fernanda
Laboratorista
Wellington Augusto
Laboratorista
Davidson
Laboratorista
Ana Gabriela
Laboratorista
Ingrid Ribeiro
Laboratorista
Wellington Souza
Laboratorista
Ricardo
Laboratorista

Ações Realizadas

Desde sua criação, em 2017, o Laboratório de Inovação (i9.JFRN) tem atuado como um ambiente propício para a promoção de oficinas e reuniões destinadas à cocriação de diversos projetos no âmbito da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN). Entre os principais protótipos e projetos desenvolvidos, em ordem cronológica, destacam-se: a Carta de Serviços, coordenada pelo Juiz Federal Fábio Bezerra; Botão do Pânico; Centro de Inteligência; JF Digital; Check-In da Quinta Jurídica; Hackathon na Campus Party I; Residência em TI; Sistema de Adesão à Citação Eletrônica; Consulta Processual Unificada; Gerador de Termos de Audiência utilizando Visual Law (6ª Vara Federal); PROERGO; Painéis de Business Intelligence (BI) voltados para estatísticas de distribuição, processos migrados, prazos vencidos/sem movimentação e relatórios dinâmicos de processos; Novo portal da Internet da JFRN; JusRoam (rede Wi-Fi jurídica com autenticação federada); segmentação da rede local na JFRN; framework para padronização de desenvolvimento institucional; Farol JFRN; Base de conhecimento institucional; CPTEC (implantação regional); painel BI gerencial das varas; Triagem com inteligência artificial para classificação de perícias; Software do Plano Anual de Contratações; Novo intranet da JFRN; Chatbot Nísia para atendimento ao cidadão; Hígia (automação da quesitação pericial); Acesso Fácil (implantação regional); Oficinas de inovação voltadas à cocriação de fluxos de trabalho; Software para gestão de frotas e segurança; Solução de monitoramento permanente e de baixo custo para salas críticas da JFRN; Aprimoramento dos procedimentos de DEVOPS; Aljava (sistema de gerenciamento de mídias no PJe); e Escriba (ferramenta de inteligência artificial para transcrição e apoio às audiências).

Além das iniciativas desenvolvidas pela área de Tecnologia da Informação, o i9.JFRN também se destaca pela concepção de projetos voltados à inovação social, com foco na melhoria do acolhimento e atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como no desenvolvimento de iniciativas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida de seus colaboradores.


Pessoas olhando anotações em uma mesa. A Justiça Federal do Rio Grande do Norte comemora mais dois grandes prêmios nacionais. Com o Boas Práticas, promovido pela Associação dos Juízes Federais, a JFRN ganhou o primeiro lugar na categoria Inovadores individual, com o Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino, e na categoria Boas Práticas dos servidores, com os colaboradores Wellington Silva de Souza, Bruno Santos Fernandes da Silva e David Montalvão Junior. (out/2021).

Atos Normativos



Rede PotInova

O i9.JFRN participa ativamente da Rede Potiguar de Inovação Pública, uma iniciativa que une forças entre instituições públicas do Rio Grande do Norte para fomentar a inovação no setor público. Essa rede é fruto da colaboração entre diversas entidades, incluindo a Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal, Polícia Militar, Exército Brasileiro unidade Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, Secretarias Estaduais de Administração e de Fazenda, bem como o Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A missão da Rede é criar um ambiente colaborativo onde o compartilhamento de práticas inovadoras no setor público seja a base para o desenvolvimento de serviços mais eficientes e eficazes para a população potiguar. Por meio da sistematização de encontros, intercâmbio de iniciativas e a constante busca pela excelência no serviço público, almejamos transformar o Rio Grande do Norte em um exemplo de inovação e eficiência na gestão pública brasileira. Junte-se a nós nessa jornada rumo a um futuro mais inovador e sustentável para nosso estado.

Colabore com suas ideias ou desafios desenho de um foguete decolando.
qrCode
© 2022