Desde sua criação, em 2017, o Laboratório de Inovação (i9.JFRN) tem atuado como um ambiente propício para a promoção de oficinas e reuniões destinadas à cocriação de diversos projetos no âmbito da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN). Entre os principais protótipos e projetos desenvolvidos, em ordem cronológica, destacam-se: a Carta de Serviços, coordenada pelo Juiz Federal Fábio Bezerra; Botão do Pânico; Centro de Inteligência; JF Digital; Check-In da Quinta Jurídica; Hackathon na Campus Party I; Residência em TI; Sistema de Adesão à Citação Eletrônica; Consulta Processual Unificada; Gerador de Termos de Audiência utilizando Visual Law (6ª Vara Federal); PROERGO; Painéis de Business Intelligence (BI) voltados para estatísticas de distribuição, processos migrados, prazos vencidos/sem movimentação e relatórios dinâmicos de processos; Novo portal da Internet da JFRN; JusRoam (rede Wi-Fi jurídica com autenticação federada); segmentação da rede local na JFRN; framework para padronização de desenvolvimento institucional; Farol JFRN; Base de conhecimento institucional; CPTEC (implantação regional); painel BI gerencial das varas; Triagem com inteligência artificial para classificação de perícias; Software do Plano Anual de Contratações; Novo intranet da JFRN; Chatbot Nísia para atendimento ao cidadão; Hígia (automação da quesitação pericial); Acesso Fácil (implantação regional); Oficinas de inovação voltadas à cocriação de fluxos de trabalho; Software para gestão de frotas e segurança; Solução de monitoramento permanente e de baixo custo para salas críticas da JFRN; Aprimoramento dos procedimentos de DEVOPS; Aljava (sistema de gerenciamento de mídias no PJe); e Escriba (ferramenta de inteligência artificial para transcrição e apoio às audiências).
Além das iniciativas desenvolvidas pela área de Tecnologia da Informação, o i9.JFRN também se destaca pela concepção de projetos voltados à inovação social, com foco na melhoria do acolhimento e atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como no desenvolvimento de iniciativas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida de seus colaboradores.
 Portaria nº 003/2025 - i9.JFRN - Atualiza a composição do Laboratório de Inovação da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte - i9.JFRN.
                
                
 PORTARIA PRESIDÊNCIA CNJ Nº 379/2024 - Regulamenta o Plano Nacional de Inovação no Poder Judiciário e dá outras providências.
                
                
 RESOLUÇÃO PLENO TRF5 11/2024 - Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito da JF5 e consolida normas anteriormente expedidas.
                
                
 RESOLUÇÃO CNJ Nº 521/2023 - Altera a Resolução CNJ n. 395/2021
                
                
 PORTARIA TRF5 Nº 324/2023 Designa laboratoristas da Rede de Inovação da Justiça Federal da 5a Região.
                
                
 PORTARIA DA DIREÇÃO DO FORO Nº 222/2022 - Estabelece a composição do Laboratório de Inovação da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte - i9.JFRN.
                
                
 PORTARIA DA DIREÇÃO DO FORO Nº 91/2022 - Estabelece a composição do i9.JFRN.
                
                
 PORTARIA DA DIREÇÃO DO FORO Nº 90/2022 - Regulamenta o i9.JFRN.
                
                
 PORTARIA Nº 383/2021 - Institui o Prêmio JF5 em Rede 2022.
                
                
 PORTARIA Nº 334/2021 - Institui o Selo JF5 em Rede.
                
                
 ATO DA PRESIDÊNCIA Nº281/2021 - Programa de Inovação do Tribunal Regional Federal da 5a Região.
                
                
 RESOLUÇÃO CNJ Nº 395/2021 -
                    Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.
                
                
 PRESIDÊNCIA TRF5 ATO Nº 156/2021 - Criação da Rede de Inovação da JF5
                
                O i9.JFRN participa ativamente da Rede Potiguar de Inovação Pública, uma iniciativa que une forças entre instituições públicas do Rio Grande do Norte para fomentar a inovação no setor público. Essa rede é fruto da colaboração entre diversas entidades, incluindo a Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal, Polícia Militar, Exército Brasileiro unidade Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, Secretarias Estaduais de Administração e de Fazenda, bem como o Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho no Rio Grande do Norte e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A missão da Rede é criar um ambiente colaborativo onde o compartilhamento de práticas inovadoras no setor público seja a base para o desenvolvimento de serviços mais eficientes e eficazes para a população potiguar. Por meio da sistematização de encontros, intercâmbio de iniciativas e a constante busca pela excelência no serviço público, almejamos transformar o Rio Grande do Norte em um exemplo de inovação e eficiência na gestão pública brasileira. Junte-se a nós nessa jornada rumo a um futuro mais inovador e sustentável para nosso estado.